Velhinhos e o INSS
Pois bem... darei um exemplo super-recente: a questão da retificação do IR.
A história é a seguinte: o INSS errou e enviou o demonstrativo de rendimentos para fazer a declaração do IR com um erro. O erro foi que eles esqueceram de incluir um abono de R$100,00 que pagaram para uma determinada faixa de aposentados.
Pois bem, até aí, erros acontecem...
Mas descoberto o erro deram até o dia 15/05 para aqueles que receberam o demonstrativo errado enviarem uma declaração retificadora. Como assim? Há um erro por conta de um órgão governamental e de repente os aposentados são obrigados a correr para a agência do INSS mais próxima para ver se com eles houve o erro e se eles terão que retificar a declaração? Isso considerando a facilidade que é ser atendido numa agência do INSS, né? Na de Copacabana a pessoa tem que chegar, no máximo, até 9hs da manhã, pegar uma senha e ficar lá, plantado, o dia inteiro esperando (se você for no banheiro e passar a sua vez danou-se: tem que voltar outro dia e pegar uma senha).
Bom, não satisfeitos em provocar uma correria ao já superlotado sistema de Previdência e Assistência Social, os gênios do governo resolveram facilitar a vida deles às custas dos velhinhos (já tão maltratados) e decidiram que esta declaração retificadora (neste caso) só poderá ser enviada PELA INTERNET!!
Sim!! Estamos falando de idosos, que muitas vezes não têm computador em casa, ou não sabem mexer nele... Os que têm computador terão simplesmente que achar (sozinhos, óbvio) o site da Previdência, baixar o programa, preencher a declaração e enviar pela Internet. Os que não têm terão que PAGAR por isso numa lojinha dessas de Internet.
Por quê? Só porque fica mais fácil para eles incluírem no sistema depois...
E o pior: o erro foi de um órgão do governo federal. A retificação deve ser enviada a um outro órgão do governo federal. A Receita não está integrada a tudo e a todos, checando contas bancárias e o escambal? Não poderia a Receita receber as declarações direto do INSS, e se tivesse mudança no imposto a pagar ou na restituição eles convocavam as pessoas. Era muito mais fácil.
Mas não, estavam lá ontem muitos velhinhos desesperados no INSS de Copacabana, sendo mal-tratados pelos atendentes super mal-humorados, para corrigir um erro que não foi deles!! COMASSIM??
Eu fiquei muito revoltada, mas muito mesmo.
Qual é a impressão de vocês sobre o tema?
PS: Mas agora os idosos estão escolados... começou a correr nos bastidores a notícia de que com a vacinação contra a gripe o governo queria mesmo era matar os aposentados todos... Ouvi do meu avô “Eu, hein! Não vou tomar essa vacina não... Eles querem me matar para não pagar mais a aposentadoria. Mas eu não vou tomar coisa nenhuma!!”
Depois dessa eu vejo na TV uma representante do INSS dizendo que os idosos poderiam tomar a vacina, que não há risco de vida e não há reações adversas...
2 Comments:
Que historia triste hein?! mas acho que é por essas e outras que chamam a gente de subdesenvolvidos, incivilizados, etc. Bienvenue!
Como diria minha vizinha "é várzea geral"...
Isso me faz lembrar que o unico policy-maker sincero que deu(dizem) uma saida definitiva pra esses problemas do Brasil foi o Tom Jobim...o Galeao. Pessimista demais nao acham??
Na luta pela Previdência Pública e de qualidade.
http://caosnaprevidencia.blogspot.com/
Abraços
Postar um comentário
<< Home