sexta-feira, novembro 09, 2007

O Petróleo é nosso?

A grande notícia da semana é o novo achado da Petrobrás que sozinho já aumenta as reservas provadas do país em 50%. A Petrobrás anuncionou ainda que isso pode ser só um pedaço de reservas muito maiores. De acordo com o Globo isso colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores de Petróleo do mundo com reservas entre 60 e 100 bilhões de barris. Para se ter uma idéia, por hora temos 14 bi.

Dá pra ficar um bom tempo no boteco pensando as implicações econômicas e políticas disso. Algumas perguntas:

Pra onde vai esse dinheiro? Na Noruega eles botam num fundo, no Alaska distribuem dividendos em dinheiro pros cidadãos a la Suplicy, na Venezuela o Chavez distribui pros pobres e se perpetua no poder, na Rússia o Putin usa como instrumento pra fazer política internacional, na Nigéria é de quem pegar, no México financia boa parte do gasto público e no Brasil?

Será que vamos aproveitar o windfall pra fazer investimento de longo prazo ou vai queimar tudo na fogueira política?

E a doença holandesa? Como fica a FIESP?

E o Lula? Chavez já chamou ele de magnata do petróleo. O petróleo é dele? Ou o petróleo é nosso?

Está reaberto o botequim!

3 Comments:

Blogger Dimitri Joe said...

Já dizia o poetinha: "e rio, porque rico ri à toa. Também, não custa nada imaginar..."

Se é pra imaginar, vamo lá: o que faríamos com uns torcados a mais? Apesar de gostar do Bolsa-Familia, fico com a Helô; Noruega e Alaska TÊM QUE subornar os cidadãos, porque senão ninguém moraria lá. Não é o caso aqui, acredito. Além disso, um dia acaba, e aí? Aí, que a gente vai ter que repensar a matriz energética. Solução: investir pesado nas fontes alternativas de energia. Li outro dia que nego vai conseguir mandar energia do espaço: satélites na órbita coletariam energia solar (que é muito mais intensa lá em cima) e transmitiriam essa energia ara a Terra por micro-ondas ou laser. (Claro, a partir de então "fritar" alvos "terroristas" será fácil). Enfim, só pra dizer que biocombustíveis não são tudo, até porque já tem até ecologista batendo neles.

12/11/07 2:07 PM  
Blogger Rudi Rocha said...

Minha sugestão: (i) pega o bolo e abre uma conta-poupança na CEF para cada nascido nas coortes 2000-2005; (ii) a conta vai com os dizeres: metade da grana para teus pais quando completares 6 anos de escolaridade sem reprovação, metade da grana para ti quando completares 12 anos sem reprovação.

13/11/07 12:19 AM  
Blogger Felipe said...

Entao ja que voces nao confiam que a galera vai saber administrar a grana que ganhar, bota tudo numa poupanca "forcada" que vai liberando ao longo do tempo. Mas eh importante que essa poupanca tenha extrata com dinheiro e o nome do beneficiario de tal forma que o governo mexer nisso vai equivaler a taxar conta em banco.

De quebra ainda resolvemos o problema da previdencia, que tal?

16/11/07 1:24 PM  

Postar um comentário

<< Home